A avaliação dos sintomas psiquiátricos em crianças e adolescentes difere da dos adultos em aspectos importantes:
-
O contexto de desenvolvimento é muito importante nas crianças. Comportamentos normais em um jovem podem indicar transtorno psiquiátrico se presentes em um adulto.
-
As crianças existem no contexto de um sistema familiar, e esse sistema tem um efeito profundo sobre seus sintomas e comportamentos; crianças normais que vivem em uma família em que a violência e transtornos por uso de substâncias estão presentes podem superficialmente parecer ter um ou mais transtornos psiquiátricos.
-
As crianças também convivem com estressores ambientais (p. ex., COVID-19, conflitos militares). A resultante interrupção das rotinas cruciais e o isolamento da família estendida, colegas, professores e grupos culturais e religiosos têm um impacto significativo, especialmente nos grupos mais vulneráveis .
-
As crianças geralmente não têm a sofisticação linguística e cognitiva necessárias para descrever os seus sintomas de modo preciso. Portanto, o médico deve confiar em suas observações diretas confirmadas pelas observações dos pais e professores.
Em muitos casos, os problemas de desenvolvimento e comportamento (p. ex., progresso acadêmico insatisfatório, atraso na aquisição da linguagem, habilidades sociais deficitárias) são difíceis de separar dos que resultam dos transtornos psiquiátricos. Nestes casos, os testes de desenvolvimento e neuropsicológicos devem fazer parte do processo de avaliação.
Devido a estes fatores, a avaliação dos distúrbios psiquiátricos de uma criança é muito mais complexa do que a de um adulto. Entretanto, a maioria dos casos não são graves e podem ser conduzidos por um profissional competente e cuidadoso. Entretanto, os casos graves devem ser encaminhados ao psiquiatra especialista na área.