O curso compreende em 5 modulos, durante 3 anos de estudos, com atendimentos psicanaliticos supervisionados para os interessados a partir do termino do primeiro modulo.
No primeiro módulo, estudamos as Obras Completas de Sigmund Freud, pai da psicanálise, sua biografia, os estudos pré-psicanalíticos, os pioneiros Estudo sobre histeria, o famoso livro “A interpretação dos Sonhos" e demais livros publicados.
No segundo módulo, estudamos as Obras Completas de Sandor Ferenczi, psicanalista húngaro, importante colaborador de Freud. Ele trouxe contribuições clínicas e teóricas importantes para a psicanálise como a Teoria do Trauma, e importantes trabalhos sobre o Espaço Analítico e o lugar do Analista, sobre o tratamento de psicóticos e casos-limites, e de pacientes psicossomáticos. Suas teorias originaram os pensamentos das escolas psicanalíticas inglesas, americanas e francesas.
Supervisão Clínica
Para complementar a formação teórica, o Universo Psicanalítico oferece estágio supervisionado onde o estudante poderá ter o seu primeiro contato com a psicanálise clínica com o apoio de um psicanalista experiente, que irá auxiliar no início da jornada até que o estudante esteja pronto para dar início à sua prática independente.
O terceiro módulo aborda as contribuições de Karl Gustav Jung à psicanálise, durante o período de 1907 a 1912, antes da criação da sua psicologia analítica. Foi um psicanalista suíço, tendo sido presidente da Associação Psicanalítica Internacional em 1910, com o apoio de Freud. Fez estudos importantes como a análise dos sonhos, de desenhos e simbolizações, tendo seus estudos influenciado muito a literatura e as artes. Estudante do Inconsciente, aprofundou seus estudos com Freud, tendo influenciado psicanálise com sua teoria dos Complexos e com o aprofundamento dos conceitos de libido, de self e de individuação.
No quarto módulo estudamos a psicanalista austríaca Melanie Klein, pós-freudiana, que nos seus estudos agregou conceitos novos à teoria de Freud. Diferentemente de Anna Freud, filha de Sigmund Freud, que analisou as crianças e sua adaptação às famílias na realidade, Melanie analisa o mundo interno das crianças, criando conceitos e entendimentos novos na teoria psicanalítica. A luz da teoria dos instintos freudianos, conceitualiza as etapas mais primitivas do desenvolvimento psicossexual, sobre as fantasias inconscientes e as primeiras defesas contra as angústias.
Por último, no quinto módulo, estudamos Jacques-Marie Émile Lacan. Psicanalista francês, que apresenta uma interpretação linguística da psicanálise. Criou novos conceitos e uma nova prática clínica, diferente dos freudianos, se opondo assim à ciência naturalista de Freud. Para ele o inconsciente tem a estrutura de uma língua. Cria elementos como o imaginário, o simbólico e o real. Para Lacan vivemos num mundo de símbolos e significantes.
Com isso buscamos alicerçar a formação básica dos futuros analistas, com o estudo na íntegra dos fundamentos da psicanálise, seus colaboradores contemporâneos, e os principais pós freudianos que deram origem às escolas inglesa e francesa.
Dentro da formação de um analista, além do estagio supervisionado, também faz parte a analise pessoal.
Dispomos de atendimento 2 vezes por semana com nossos analistas pelo valor incluso no valor do curso.