Estou Deprimido?
Todo mundo se sente para baixo de vez em quando, então nem sempre é fácil saber quando isso faz parte da vida cotidiana e quando é hora de procurar ajuda. Na maioria dos casos, é de curto prazo e se resolve por si só, mas para uma minoria significativa, isso não é verdade. Para essas pessoas, é importante procurar tratamento da mesma forma que você procuraria para qualquer outra condição de saúde. Aqui discutimos seis sinais de alerta que, juntos, podem indicar que é hora de procurar ajuda profissional.
Quais são os sinais?
- Você tem se sentido para baixo ou irritado a maior parte do dia, todos os dias, por duas semanas ou mais. Talvez você tenha se preocupado com eventos passados ou futuros por longos períodos de tempo ou simplesmente se sentido triste, mal-humorado ou choroso. Às vezes, é difícil reconhecer uma mudança gradual - as pessoas ao seu redor notaram que você não parece mais o mesmo?
- Você perdeu o interesse em atividades que costumava desfrutar. alvez você tenha visto menos seus amigos ou familiares recentemente, tenha parado de ir à academia ou de cozinhar refeições equilibradas. Isso se resume a reconhecer mudanças no que é normal para você - ninguém está dizendo que você tem que fazer exercícios cinco vezes por semana ou comer vegetais, mas mudanças na sua rotina podem indicar que seu humor está mudando.
- Você está lutando para se concentrar. Você pode notar que tem dificuldade em se concentrar ao ler ou assistir televisão, por exemplo, ou em acompanhar uma conversa. Isso pode estar afetando seu desempenho no trabalho ou limitando sua capacidade de realizar tarefas rotineiras, como fazer compras de alimentos. Novamente, estamos procurando uma mudança no que é normal para você, então se a concentração sempre foi algo difícil para você, não há motivo para preocupação.
Lembre-se de que nenhum desses sinais, por si só, é indicativo de depressão, e existem outras razões perfeitamente válidas para o surgimento de cada um desses sintomas. Também é importante saber que existem vários tipos de depressão, e cada um pode se manifestar de maneiras diferentes - leia mais sobre os tipos de depressão.
Um médico geral (GP) é sempre uma boa primeira opção, pois pode encaminhá-lo para serviços mais especializados, se necessário. Caso contrário, se você tiver certeza de que deseja consultar um profissional de saúde mental, considere marcar uma consulta com um psiquiatra.
A depressão pode ser curada?
A depressão, assim como muitas condições de saúde mental, segue a "regra dos terços": um terço dos pacientes se recuperará completamente, um terço responderá parcialmente ao tratamento e um terço não se beneficiará do tratamento. Sua idade, a duração de seus sintomas, ter histórico familiar de depressão e a presença de dificuldades de saúde mental ou física concomitantes podem afetar o prognóstico. Alguns pesquisadores acreditam que há evidências de um "efeito de cicatrização", onde a probabilidade de sofrer uma recaída na depressão aumenta com o número de episódios já ocorridos. Também há um aumento no risco de suicídio associado à depressão grave.